Em sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira, os vereadores deram aval ao parcelamento do débito previdenciário em até 300 prestações
A Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul, aprovou por maioria, na manhã desta segunda-feira (22/12), durante sessão extraordinária, o Projeto de Lei Ordinária nº 132/2025, de autoria do prefeito José Paulo Paleari, que autoriza o parcelamento e reparcelamento de débitos do município com o Prevnas (Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais) em até 300 prestações.
A proposta trata de um rombo milionário, estimado em aproximadamente R$ 10 milhões, provocado por retenções indevidas de repasses à entidade previdenciária. Os valores deveriam ter sido transferidos regularmente ao Prevnas para garantir o equilíbrio financeiro do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores municipais.
O projeto foi submetido à votação única e acabou aprovado de forma apertada. Votaram contra a matéria os vereadores Andrea Fernandes Fim Morais, Roberto Duarte da Silva, Rodrigo Ortega, Ronaldo de Camargo e Rones Cezar.
Já os votos favoráveis foram dos vereadores Carlos Alberto Beraldi Junior, Israel Gomes de Sousa, Nélio Dias Justen, Renato Vante Munhões, Renilson César da Silva e Rozidália Jesus de Brito Sampaio dos Reis.
Com a aprovação, o município assume oficialmente um parcelamento de longo prazo, que pode se estender por até 25 anos, comprometendo receitas de futuras gestões da Prefeitura de Nova Alvorada do Sul.
Parlamentares contrários ao projeto alertaram que a medida representa mais endividamento ao município, transferindo o impacto financeiro para administrações futuras.