Bombeiros em MS são chamados para conter incêndio e salvam 2 cães
Bombeiros segurando cães que foram salvos. / Foto: Eliel Rodrigues da Silva/Corpo de Bombeiros

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Campo Grande foi chamada, nesta sexta-feira (26), para controlar incêndio em uma casa do bairro Parati. Nenhum morador ficou feriu, mas os militares salvaram dois cães que estavam presos em um cômodo.

"Essa casa que pegou fogo fica nos fundos de uma outra residência. Quando nós abrimos a porta de um quarto que fica entre as duas casas, encontramos dois cachorrinhos escondidos debaixo de um armário. Eles estavam acuados e abatidos. Talvez se tivessem ficado mais algum tempo ali, eles não teriam saído com vida", relatou Tiago Teruya, tenente do Corpo de Bombeiros.

Os animais estavam presos no cômodo e teriam inalado fumaça por cerca de 20 minutos, segundo o tenente. Assim que viram a situação dos cãezinhos, os militares decidiram se mobilizar para prestar os primeiros socorros.

"Nós levamos os cães para uma área segura e começamos a fazer oxigenação com a ajuda de um cilindro. Aparentemente o procedimento melhorou bem o aspecto deles. Um estava meio mole, não conseguia ficar em pé. O outro já estava bem. Depois eles foram levados para um veterinário", contou Teruya.

Segundo o oficial, os animais eram de pequeno porte. O tamanho teria sido decisivo para que eles continuassem vivos até a chegada de ajuda. "Um parece ser da raça shitzu, o outro eu não sei identificar. O que colaborou para terem sobrevivido foi o tamanho. Como a fumaça costuma não chegar totalmente até o chão e eles são de pequeno porte, a inalação de fumaça não foi maior", explicou.

Segundo o tenente, não é comum o Corpo de Bombeiros ir até um local e encontrar como vítima um animal. Caso isso aconteça, é oferecida ajuda necessária e que esteja ao alcance dos militares.

"Apesar de não ser comum encontrar animais presos, nós temos que fazer um esforço para atendê-los. Estamos ali para salvar vidas, independentemente de serem humanas ou não", garantiu.