Deputado federal foi multado em R$ 405 mil em decorrência do descumprimento de quase 30 medidas cautelares.

Bolsonaristas promovem mutirão para pagar multa de Daniel Silveira imposta por Moraes
Deputado federal Daniel Silveira foi condenado por atos antidemocráticos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). / Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Um grupo de bolsonaristas passaram a promover uma vaquinha – ou seja, um mutirão de doações – para que a multa imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) seja quitada. O valor determinado pelo magistrado foi de R$ 405 mil. A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) publicou em suas redes sociais uma chave Pix para arrecadar fundos e ajudar o parlamentar. “Como é de conhecimento de todos, nosso amigo Daniel Silveira foi multado novamente pelo STF”, alegou Zambelli. Minutos após o lançamento da campanha, porém, a congressista apagou a publicação. Nas redes sociais, porém, apoiadores do governo federal continuaram a compartilhar a publicação e a pedir contribuições para que a multa seja paga.

A decisão ocorre após Moraes ordenar que o Banco Central bloqueie as contas de Silveira para que a multa seja quitada. Nesta quarta-feira, 4, o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta da instituição, Maurício Costa, comunicou que a determinação do ministro do STF “foi transmitida a todas as instituições financeiras, para providências e atendimento do requerido, por meio do Ofício n° 11839/2022”. Além da suspensão do uso das contas, Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão em decorrência de ataques às instituições e ameaças aos magistrados da Suprema Corte.

Carla Zambelli promove ‘vaquinha’ para ajudar deputado federal Daniel Siveira