A declaração foi feita na manhã desta sexta feira (13), durante evento na Corte Eleitoral.

Barroso diz que circulação de ‘fake news’ durante eleições foi ‘mínima’

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta sexta, 13, que a circulação de peças de desinformação (‘fake news’) foi ‘mínima’ durante as eleições municipais deste ano. A declaração foi dita durante a manhã durante evento na Corte Eleitoral. Mais tarde, durante evento da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), o ministro afirmou que medidas contra fake news não configura ‘censura’, e sim combate a ações ‘criminosas’.

“Ainda temos dois dias até as eleições. Mas, talvez nos últimos tempos, esta tenha sido a eleição com menor incidência de notícias fraudulentas. Fizemos parcerias com todas as plataformas com todas as agências de checagem de notícias. Achamos que esta é uma eleição em que o nível de circulação de notícias fraudulentas foi mínimo. Felizmente”, disse.

Barroso classificou a baixa incidência de fake news às parcerias fechadas pelo TSE com agências de checagem e as plataformas digitais, como Facebook, Twitter e o Google. Segundo o ministro, as mídias sociais conseguiram derrubar diversas contas que apresentavam comportamento inautêntico, o que contribuiu para a pouca circulação de campanhas de desinformação.