São coisas que só acontecem em torneios por pontos corridos.

Atlético Mineiro pode ser campeão brasileiro sem jogar e receber a taça pelos correios
A diferença entre Atlético-MG e Flamengo permaneceu em oito pontos, após a rodada do meio de semana. / Foto: Divulgação

A diferença entre Atlético-MG e Flamengo permaneceu em oito pontos, após a rodada do meio de semana. Mas o Galo pode ser campeão antecipado sem entrar em campo. São coisas que só acontecem em torneios de pontos corridos.

Se vencer o Fluminense no próximo domingo (28/11), em Belo Horizonte, o time mineiro vai abrir 11 pontos em relação ao segundo colocado. Para impedir que o campeão seja definido com tanta antecedência, o Flamengo será obrigado a vencer o Ceará, na terça-feira (30/11), no Maracanã, três dias após a final da Libertadores.

O time de Cuca que não atuará nessa data, estará preparando as malas pra viagem a Salvador, onde enfrentará o Bahia, dois dias depois. Sua torcida tampouco estará mobilizada para festejar. É claro que isso não vai acontecer, mas, se quiser evitar maiores protocolos, a CBF pode até enviar a taça por Sedex para BH.

Na real, independentemente de outros resultados, as possibilidades de o Galo ser campeão são estas: basta vencer os jogos contra Fluminense (28/11) e Bahia (2/12). Ocorre que, se vencer o tricolor carioca, chegará a 78 pontos; e o Flamengo não vencer o Ceará na terça (30/11), ficaria então com 68 ou 67 pontos. Desta forma, matematicamente, não há mais como alcançar o líder.

Recorde-se que, no Brasileirão de 2020, o Flamengo, que tinha Rogério Ceni como técnico, chegou à última rodada dependendo apenas das próprias forças, mas assegurou o título mesmo com a derrota por 2 a 1 para o São Paulo, no Morumbi.

Com o resultado, o time da Gávea ficou com 71 pontos, mas viu o Inter tropeçar contra o Corinthians e repetiu o feito de 2019, levantando a taça pela oitava vez na história.

No ano anterior, quando era comandado por Jorge Jesus, o título veio de forma mais tranquila e com quatro rodadas de antecipação. O Flamengo igualou os feitos do São Paulo em 2007, e do Cruzeiro de 2013.semper orci ornare. Nullam nisi eros, pellentesque et suscipit ac, ultrices eget lorem. Donec ipsum tellus, aliquet vitae metus ut, tempus viverra lorem.