Estudante apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso sobre “Jogos Educacionais de Matemática e Português” no início deste mês.

Apresentado primeiro TCC de estudante autista do IFMS - Campus Dourados
Gabriel Sena Dias (ao centro) no dia da apresentação do TCC. / Foto: Campus Dourados

Concluinte do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática para Internet, Gabriel Matheus Sena Dias é o primeiro estudante com autismo do Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) a apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Intitulado “Jogos Educacionais de Matemática e Português”, o trabalho foi desenvolvido sob orientação do professor Sergio Ribas Sass e aprovado após a apresentação, que ocorreu no início de dezembro.

Gabriel destaca o sentimento por ter concluído o curso. “É um sentimento de felicidade e vitória”, afirmou o estudante, que ressaltou ainda a importância do IFMS em sua formação. “No IFMS eu me sinto em casa, pois encontrei apoio do diretor, dos professores e colegas com quem convivo”.

O estudante ingressou no IFMS em 2019, inicialmente com aulas presenciais, mas precisou se adaptar ao ensino remoto a partir do ano seguinte, assim como os demais estudantes da instituição, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Durante toda a formação no IFMS, Gabriel foi acompanhado pela professora de apoio educacional Silvia Bueno.

“O Gabriel foi um estudante muito dedicado, sempre cumprindo com todos os seus deveres, interagindo com seus colegas e professores, participando de eventos, e tudo isso foi possível graças aos seus esforços, o comprometimento dos profissionais do campus e todo o apoio familiar que ele recebe”, destacou.

TCC - A escolha do tema do trabalho decorreu do histórico do estudante em sala multifuncional e também pelo interesse em jogos pedagógicos. 

“Decidimos fazer uma pesquisa descritiva sobre o tema jogos pedagógicos pela facilidade que ele possui em ler, pesquisar e interpretar dados”, explicou o orientador.

Além da aprovação nas disciplinas e no TCC, Gabriel fez o estágio curricular obrigatório na empresa Creattive Mídia, desenvolvendo as atividades em formato virtual.

A formatura está prevista para fevereiro de 2022. O estudante pretende seguir a formação técnica, desta vez na área de Administração, e ainda buscar uma vaga no curso superior de Jogos Digitais, também ofertado pelo IFMS em Dourados.

Inclusão - O ingresso do estudante motivou o Campus Dourados a incluir o tema nas ações de formação continuada. Segundo o diretor-geral, Carlos Figueiredo, palestrantes foram convidados e orientações repassadas para toda a equipe.

“A defesa de TCC do Gabriel é a materialização de todo o esforço das equipes administrativa e pedagógica em atender com qualidade todos os estudantes, sem exceções, e tenho certeza que não foi o estudante que foi incluído, mas todos os servidores e colegas, que tiveram a oportunidade de ver o mundo com os olhos e à maneira do Gabriel”, destacou.

O diretor agradeceu o empenho de todos os servidores e da equipe do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), e destacou a importância da participação da família no contexto escolar. “O Gabriel é exemplo de superação e comprometimento, e também da importância da família participando do processo educativo”.

Atualmente, segundo a Coordenação de Inclusão e Diversidade (Coidi), ligada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o IFMS antede 64 estudantes com necessidades específicas por meio do Napne nos campi.

Em 2019, um estudante do Campus Jardim, também diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), concluiu o curso técnico em Informática. Atualmente, ele cursa Ciências da Computação em uma universidade pública.

Informática para Internet - O curso técnico é ofertado pelo Campus Dourados nos turnos matutino e vespertino.

Nas aulas, o estudante aprende a desenvolver programas de computador voltados especificamente para web. Com a ajuda de ferramentas para o desenvolvimento de sistemas, o profissional da área pode criar interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos, e desenvolver e fazer a manutenção de sites e portais.

O técnico dessa área tem um amplo campo de atuação. O profissional pode trabalhar em empresas de desenvolvimento de sites para internet, softwares e jogos para computadores, indústrias, consultorias, e agências de publicidade e propaganda.

As vagas são abertas anualmente,  por meio de processos seletivos. Os editais são publicados na Central de Seleção do IFMS ao final do segundo semestre para ingresso de novos estudantes no início do ano letivo posterior.