Na avaliação dos alunos, a realizada da “literácia online” foi aprovada. “Bons livros e leitura é assunto que amo dialogar.

Alunos da Escola do Sesi de Maracaju participam de “literácia online”

Como parte das atividades e aulas remotas adotadas em razão da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Maracaju participaram de uma “literácia online” para desenvolver práticas de leitura e conhecer melhor a literatura. O trabalho foi organizado individual e em duplas, incluindo apresentações a partir de slides, leitura e vídeo-resenhas.

Segundo a professora Ana Cláudia Matos Krul, que leciona a disciplina de Língua Portuguesa, o objetivo da atividade foi buscar novos conhecimentos a partir da leitura por meio de narrativas, fazendo com que os alunos vivenciassem a leitura de uma maneira inovadora e inusitada. “O contexto de surgimento da proposta do trabalho foi marcado pelas experiências de leitura dos alunos no decorrer do ano, tendo como suporte os livros de seu conhecimento, como também os paradidáticos indicados para o ano de 2020”, disse.

Ela ressalta que as escolhas foram livres. “Aos poucos, os alunos foram elencando diversos livros (clássicos e contemporâneos), como ‘O Pequeno Príncipe’, ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’, ‘Diário de um Banana’, ‘Anne Of Green Gables’, ‘Perdido em Marte’, ‘O Menino da Bengala’, entre outros. Eles conectaram-se com os autores, com outro tempo, outros sujeitos, sendo um grande desafio”, analisou.

A professora Ana Cláudia Matos Krul reforça que os estudantes perceberam que não era aquela leitura escolarizada, revestida de obrigatoriedade e apatia, mas uma experiência envolvente, instigante, que despertou neles a beleza de ler e conhecendo novos autores. “Este foi um excelente começo para que os alunos passassem a vivenciar a experiência com a leitura de modo mais significativo”, pontuou.

Na avaliação dos alunos, a realizada da “literácia online” foi aprovada. “Bons livros e leitura é assunto que amo dialogar. Desenvolver este trabalho foi gostoso, nada cansativo e uma experiência diferenciada em que tive a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com outros colegas”, afirmou a aluna Isabella Vitória Kobore Souza Ferreira.

“Achei muito importante buscar conhecimentos de novas obras e autores. Fez com que desenvolvêssemos nossa criatividade e nos influenciou a buscar novas narrativas. Nos dias atuais nada melhor que ler um bom livro, apresenta-lo aos colegas, e saber que conseguimos os influenciar em busca de novas leituras”, completou o aluno André Miguel Nonato de Lima.

Alunos da Escola do Sesi de Maracaju participam de “literácia online”
Alunos da Escola do Sesi de Maracaju participam de “literácia online”