Instabilidade atmosférica, nesta sexta-feira (12/12/2025), eleva chances de chuva intensa, granizo e ventos acima de 90 km/h.
A Climatempo alerta para uma nova situação de tempo severo que deve impactar, entre esta sexta-feira (12) e domingo (14), áreas do centro-oeste e norte de Santa Catarina, Paraná, centro-sul de Mato Grosso do Sul e estado de São Paulo. O cenário meteorológico é preocupante, pois os volumes de chuva previstos podem se aproximar, ou até superar, a média climatológica de todo o mês de dezembro em apenas três dias.
Além disso, as chuvas recentes já deixaram o solo encharcado em muitas regiões, o que eleva o risco de alagamentos, enxurradas, enchentes repentinas e deslizamentos, especialmente em áreas urbanas.
Formação de baixa pressão intensifica temporais
Os meteorologistas Gustavo Frasson Verardo e Josélia Pegorim informam que a instabilidade será causada pela formação e intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai nesta sexta-feira (12). Esse fenômeno não tem relação com o ciclone extratropical que atuou nos últimos dias e que já se afasta do Brasil, sem influência nas condições do tempo.
A baixa pressão favorece a canalização de ar quente e úmido vindo do Norte do país em direção ao Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Esse fluxo de umidade funciona como combustível para o desenvolvimento de nuvens muito carregadas, com potencial para tempestades severas.
Regiões com maior risco
As áreas mais sensíveis à ocorrência de temporais severos incluem o Paraná, o centro-oeste e norte de Santa Catarina, o sul de Mato Grosso do Sul e áreas de divisa entre São Paulo e Paraná. O mapa de risco indica regiões com níveis elevados de instabilidade, com potencial para:
• Chuva forte e volumosa;
• Granizo de médio a grande tamanho;
• Rajadas de vento entre 80 km/h e 100 km/h;
• Muitas descargas elétricas;
• Alagamentos e enxurradas.
No oeste e sudoeste do Paraná, também não se descarta a ocorrência de fenômenos extremos, como microexplosões ou até tornados, embora a probabilidade seja baixa. Os meteorologistas destacam que este evento não se assemelha ao registrado em 7 de novembro.
Volumes de chuva previstos
De 12 a 14 de dezembro, estão previstos acumulados entre 150 mm e 200 mm no centro, oeste e sul do Paraná — volume equivalente ou superior à média normal para todo o mês.
No norte de Santa Catarina, sul e centro-oeste de São Paulo e no centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul, os acumulados devem variar entre 100 mm e 150 mm no mesmo período.
Tais volumes são significativos e podem provocar alagamentos, enchentes repentinas e deslizamentos de terra.