App permitirá compartilhamento de caminhos

WhatsApp poderá passar a rastrear trajeto realizado pelos contatos, diz jornal

O jornal britânico The Independent divulgou nesta segunda-feira (30), que o WhatsApp - um dos aplicativos de trocas de mensagem mais utilizado pelos brasileiros, que já foi até alvo de investigações e processos criminais - poderá rastrear o trajeto dos contatos, em uma nova funcionalidade. Segundo alguns usuários e especialistas em tecnologia, será o "golpe de misericórdia" na privacidade das pessoas, caso essa nova funcionalidade realmente se concretize.

O aplicativo de troca de mensagens que - para dar ideia da abrangência, foi veículo para troca de 63 bilhões de felicitações de ano novo - estaria estudando como permitir rastrear contatos. A função teria sido batizada de Live Location Tracking, conforme o jornal britânico The Independent, apareceu na versão beta do app tanto para usuários da versão 2.16.399 do Android quanto a 2.17.3.28 do iOS. 

O Live permitiria ao usuário compartilhar o caminho que fez ou fará com os contatos como ter o trajeto rastreado. A funcionalidade teria tempo de validade limitado a até cinco minutos. O que se fala também é que o recurso poderá desativado pelo usuário. O WhatsApp não se pronunciou sobre a especulação. Uma possível data de lançamento também ainda é desconhedica, segundo informou o jornal britânico.