Showtec 2017: lançamento reúne lideranças políticas  e do agro no Sistema Famasul

Evento será realizado entre os dias 18 e 20 de janeiro, em Maracaju.

“Há cinquenta anos, o Brasil vivia uma situação de insegurança alimentar. O cenário mudou e hoje somos o 2º maior exportador de alimentos, com a projeção de ocupar a primeira posição até 2024”. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante o lançamento do Showtec 2017, realizado nesta terça-feira (08), na sede da instituição, com a presença de lideranças rurais e políticas do Estado.

O Showtec é promovido pela Fundação MS, com a promoção do Sistema Famasul, Sistema OCB/MS, Aprosoja/MS e pelo Senar/MS. Citando os números da FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Saito falou dos argumentos que levam o setor a registrar o atual patamar de desenvolvimento. “Graças ao lado empreendedor do produtor rural com a adesão de novas tecnologias”, referindo-se ao evento que está em sua 21ª edição e que será realizado em Maracaju, entre os dias 07 e 09 de janeiro de 2017.

Durante o lançamento, o presidente da Fundação MS e diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Luís Alberto Moraes Novaes, falou sobre a expectativa para essa edição. “Estamos em uma área de 12 hectares. A nossa projeção é de que participem 16 mil visitantes, com 120 expositores”, ressaltou.

Novaes também falou que a feira tecnológica que já pontua no calendário de eventos do setor, trará mais que novidades tecnológicas. “Teremos palestras, expositores e será um momento para fomento de negócios”.

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, falou sobre o futuro de oportunidades proveniente do setor produtivo. “O mundo é avido por fibras e alimentos. Com tecnologia e ciência podemos ocupar o primeiro lugar como exportadores do agro, trazendo assim dividendos para a economia nacional. Vamos trabalhar pela difusão da tecnologia”.

Já o Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber de Oliveira, salientou a sustentabilidade da agropecuária de Mato Grosso do Sul. “No Brasil, são 11,5 milhões de hectares em sistemas de integração. Aqui, no Estado, o sistema atinge 2 milhões de hectares”.

Além das lideranças já citadas, também prestigiaram o evento, o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler; a diretora-secretária, Terezinha Candido; o diretor executivo, Lucas Galvan; o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta; o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto; o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Juliano Schamedecke; o secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas.

Participaram ainda o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe; o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck; a diretora da Aprosoja/MS, Thais Carbonaro Faleiros; o presidente da Biosul, Roberto Holanda; o diretor-presidente da Agraer - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Enelvo Felini; o secretário-adjunto da Sepaf, Jerônimo Alves; entre outras lideranças do setor.

Showtec 2017 – O evento apresentará as novidades da próxima edição da feira, considerada uma das maiores do segmento da agricultura e pecuária do Brasil e que será realizada entre os dias 18 e 20 de janeiro de 2017, na sede da Fundação MS, em Maracaju .

O objetivo é difundir tecnologias, para apoiar o expressivo crescimento da área cultivada em Mato Grosso do Sul. Em sua última edição, a feira recebeu cerca de 16 mil pessoas, que puderam visitar os 130 expositores, com mostras de soluções para os sistemas produtivos.