Saneamento e coleta de lixo avançam
Número de domicílios atendidos por abastecimento de água em 2015 aumentou 1,5% e chegou 58,1 milhões de casas. / Foto: Reprodução/Agência Brasil

O número de domicílios brasileiros atendidos por abastecimento de água em 2015 aumentou 1,5% em relação ao ano anterior e chegou 58,1 milhões de casas. Entretanto, cerca de 14% das residências no País ainda não tinham acesso a esse serviço.

Os dados são da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios (Pnad) 2015, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Saneamento

A proporção de domicílios que dispunham de serviço de rede de esgoto também aumentou e passou de 63,5% em 2014 para 65,3% em 2015.

A inclusão beneficiou mais de 1,9 milhão de unidades domiciliares do total de 44,5 milhões com essa cobertura. O Sudeste continuou sendo a de maior cobertura desse serviço com 88,6% dos domicílios atendidos.

Incentivos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou, em outubro, um programa de financiamento de projetos de saneamento que prevê participação da iniciativa privada na exploração do serviço, por meio da privatização de empresas estatais, concessão do serviço ou Parceria Público Privada (PPP).

Coleta de Lixo

O número de domicílios brasileiros atendidos por coleta de lixo no ano passado também aumentou 1,5% em relação a 2014.

Ao todo, 61,1 milhões de residências eram cobertas por esse serviço, número que representa 89,8% do total de unidades domiciliares do País.

A Região Sudeste registrou a maior proporção de domicílios com lixo coletado (96,4%) e o Norte tem a menor (78,6%), seguida pelo Nordeste (79,1%).

Nove estados brasileiros possuem planos estaduais de Gestão de Resíduos e 2.325 cidades têm planos de gestão integrada de resíduos sólidos.

Plano Nacional

A Política Nacional de Resíduos Sólidos faz parte de um compromisso dos países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) que estabeleceram uma agenda global para ser implementada até 2030, denominada Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os compromissos incluem erradicação da pobreza e da fome, educação de qualidade e saneamento básico para a população.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter