PMA autua empresa em R$ 195,4 mil por manter gado destruindo nascentes de rio

Durante fiscalização nas propriedades rurais do município de Coronel Sapucaia, Policiais Militares Ambientais de Naviraí autuaram nesta terça-feira (9), uma empresa rural por degradações em áreas protegidas por Lei. Na fazenda foi verificada a criação de gado em 39 hectares de áreas de preservação permanente de nascentes e matas ciliares do rio Amambai, que não eram cercadas.

Devido ao pisoteio do gado e a falta de conservação do solo na propriedade, foram encontrados vários pontos de erosões que causavam assoreamento do rio e nascentes. Na região afetada se encontra a principal nascente do rio Amambai que foi degradada.

Conforme a PMA, as atividades de pecuária foram paralisadas no local. A empresa proprietária da fazenda, com domicílio jurídica em Caçador (SC), foi autuada administrativamente por danificar área considerada de preservação permanente (mata ciliar e nascentes) e por erosões e foi multada em R$ 195.450,00. Os responsáveis também responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de detenção de um a três anos.

O gado foi apreendido e ficou sob fiel depositário da empresa infratora, a qual foi notificada a removê-lo do local e a cercar as áreas protegidas. O responsável pela fazenda foi notificado a confeccionar um Plano de Recuperação da Área Degradada (PRADE), junto ao órgão ambiental.