Mulheres discordam da declaração de Dilma Rousseff de que ela cuida do Brasil como as mães de suas c
A doméstica Michele Ramalho reclama que a presidente joga a sujeira para debaixo do tapete. / Foto: Márcio Alves / Extra

A orelha da presidente Dilma Rousseff deve estar queimando desde quarta-feira, quando ela se comparou às donas de casa brasileiras, ao dizer como governa o país: “faço ajuste no meu governo como uma mãe e uma dona de casa fazem na casa delas”. A declaração não pegou nada bem entre as mulheres que se desdobram entre trabalhar fora e cuidar da casa e dos filhos, tentando ser sempre exemplares.

A doméstica Michelle Ramalho, de 36 anos, não gosta nem de imaginar como deve ser a casa da presidente:

— Deve ser virada do avesso, assim como o Brasil, que está uma zona! Nunca cuidaria da minha casa da mesma forma que a Dilma vem cuidando do Brasil. Ela não varre a casa direito, não joga a sujeira fora e esconde tudo debaixo do tapete. Tem que dar uma faxina pesada. A primeira coisa é acabar com a corrupção.

Quem cuida de uma casa sabe o quanto é importante ser organizado, controlar a contas mensais e economizar no supermercado. Para a gerente de loja Marcele Coelho, de 40 anos, nem economia a presidente está fazendo bem.

— Uma boa dona de casa fica de olho no que está caro e faz economia. Ela tem muito o que aprender. Se quiser, dou uma aula! Como mãe, tenho certeza de que ela não é zelosa. Ela não está zelando pelos seus filhos, o povo — opinou Marcele, mãe de três filhos.

Para a gerente, Dilma precisa arrumar melhor a casa, ou seja, “deveria limpar o governo, diminuir os ministérios e priorizar o que realmente importa: educação e saúde”.

A pensionista Maria Helena Pereira, de 49 anos, diz que a presidente tem que olhar por todos, principalmente, pelos mais humildes:

— Ela está cuidando muito mal do Brasil. Só defende os grandalhões, e os assalariados penam. Ela tem que ver que a casa dela é o Brasil todo, e todos nós somos seus filhos. Estamos abandonados, sem os cuidados dela.

Sujeira embaixo do tapete

A principal queixa das mulheres ouvidas pelo EXTRA é que, infelizmente, a presidente Dilma Rousseff esconde muita sujeira debaixo do tapete. Os recentes escândalos na Petrobras, os casos de corrupção no país e a falta de punição dos envolvidos são exemplos típicos de má administração do país, segundo as donas de casa.

— Esses escândalos de corrupção... Isso é colocar a sujeira para debaixo do tapete. Se eu fosse a dona de casa do Brasil, arregaçaria as mangas e colocaria um monte de gente que não gosta de trabalhar para trabalhar bonitinho, sem medo de tirar uma lasca do esmalte! — reclamou Adriana Aparecida Santos, 43 anos, auxiliar de serviços gerais: — Se ela fosse uma boa dona de casa, controlaria os gastos, iria ao mercado, veria os preços das coisas. Com certeza nem ao supermercado ela vai. Não tem noção do preço de nada.

A autônoma Maria de Lurdes Nascimento, de 64 anos, tem medo do rumo que o país está tomando:

— Eu imagino que governar um país é muito difícil, mas ela está deixando a desejar. Os hospitais, por exemplo, estão muito ruins. E tem muita gente passando fome. Ela precisa melhorar.