Maracaju: Licitação para merenda escolar prevê gasto de 3 milhões para 2016

Para atender cerca de 5 mil alunos da rede municipal de ensino (escolas e Cieis) com merenda escolar de primeira qualidade, o setor de licitação do município começou a licitar a compra da merenda escolar.

 Na manhã desta quarta-feira (27) a licitação foi para a aquisição dos produtos da Agricultura Familiar.

Este ano a previsão de compra para a merenda escolar é de 3 milhões incluindo mercado e agricultura familiar.

Deste valor o governo federal através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), tem uma estimativa de repasse de 600 mil anual o restante é pago com recursos próprios do município, 80% da merenda escolar e com recursos próprios.

 Além disso, a instrução do FNDE é que os municípios gastem 30% do valor do repasse com Agricultura Familiar, ou seja; aproximadamente 180 mil reais. Para dar um maior incentivo aos pequenos produtores de Maracaju e maior qualidade a merenda o prefeito determinou um gasto maior com a Agricultura Familiar este ano a previsão é comprar 600 mil em merenda escolar da Agricultura Familiar, segundo os produtores a aquisição destes produtos para a merenda escolar através do município é o que está mantendo o pequeno produtor no campo, e mudando a vida das comunidades para melhor.

 Participaram da licitação o presidente da Aprafama, presidente do Assentamento Valinhos, Assentamento São Judas, Quilombo São Miguel, Cooperativa Mista Agropecuária Coopeverde e Associação dos produtores de leite e derivados do Assentamento São Judas cerca de 40 pequenos produtores estarão vendendo produtos para a merenda escolar.

Para o chefe do grupo executivo de licitação Lenilso Carvalho Antunes, com relação ao ano passado a agricultura familiar teve um aumento de mais de 300 mil reais, um impacto importante para economia dos produtores e município, este ano o valor estipulado pela lei era de 180 mil, mas pensando sempre no pequeno produtor o prefeito Maurílio determinou esse aumento em mais de 300 mil, disse Lenilso.

Maracaju: Licitação para merenda escolar prevê gasto de 3 milhões para 2016
Maracaju: Licitação para merenda escolar prevê gasto de 3 milhões para 2016