A idosa Abadia Crispim, de 83 anos, celebrou nesta sexta-feira (9) a formatura em um curso de extensão que durou dois anos na Universidade de Brasília. A conquista fazia parte das promessas feitas por ela, que completou o ensino médio em 2014.

As aulas feitas por ela integram o programa Universidade do Envelhecer, no campus de Ceilândia, que encerrou esta semana as atividades da primeira turma. Abadia, que tem 5 filhas, 11 netos e 12 bisnetos, se disse orgulhosa.

A idosa ficou muito emocionada ao subir no palco para receber o canudo. Ela chegou à capital federal antes mesmo da inauguração da cidade e trabalhava como lavadeira. Casada com um carroceiro, precisou adiar a vontade de estudar.

“É um sonho que virou realidade, não tenho palavras de tão feliz que estou”, conta a idosa, que tem as filhas graduadas em cursos como direito, economia, medicina e pedagogia.

Ao todo, havia 59 formandos. A maioria deles era idoso. A festa contou com banda do Exército e a presença das famílias, que levaram cartazes. Os formandos receberam grau de educador político e social em gerontologia – ramo que estuda o envelhecimento do ser humano com qualidade de vida.