Filmes nacionais serão exibidos em escolas públicas

Filmes nacionais serão exibidos em escolas públicas
Proposta quer estimular as atividades culturais nas redes estaduais e municipais de ensino / Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Ministério da Educação anunciou, na terça-feira (31), que irá intensificar as articulações com as redes estaduais e municipais de ensino para oferecer aos estudantes mais acesso a filmes brasileiros, nas escolas ou em salas de exibição.

Segundo o ministro Mendonça Filho, a ideia é prestigiar as produções nacionais e tornar atividades culturais, como o cinema, um hábito entre crianças e jovens.

"Há políticas públicas nesse sentido e uma lei federal dispõe sobre a exibição de filmes brasileiros nas escolas de educação básica", disse o ministro.

"Nossa integração com o Ministério da Cultura permite que surjam novas oportunidades na área educacional, e temos uma missão bastante importante no sentido de permitir aos estudantes que acompanhem a evolução extraordinária do cinema brasileiro", afirmou o ministro durante a primeira reunião do Conselho Superior do Cinema.

O Conselho é formado por representantes da indústria cinematográfica e videofonográfica e da sociedade civil, além de representantes dos ministérios da Educação, da Cultura, das Relações Exteriores, da Justiça, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, das Comunicações e da Fazenda, da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

O órgão é nomeado para mandato de dois anos, permitida uma recondução. Entre as competências estão a formulação da política nacional do cinema, a aprovação de diretrizes gerais para o desenvolvimento da indústria audiovisual e o estímulo à presença do conteúdo brasileiro nos diversos segmentos de mercado.