Estudantes de MS ficam em 8º no Festival de Robótica do DF
Festival Sesi de Robótica First Lego League, realizado dentro da Olímpiada do Conhecimento 2016, em Brasília (DF), envolveu 27 escolas

A equipe Lego Tixa, formada por nove alunos da Escola do Sesi de Campo Grande, ficou em 8º lugar no desafio do robô promovido durante o Festival Sesi de Robótica First Lego League, realizado dentro da Olímpiada do Conhecimento 2016, em Brasília (DF), e que envolveu 27 escolas. O evento, que foi apenas demonstrativo e não classifica para outras competições de robótica, mostrou aos visitantes como a robótica pode facilitar o aprendizado em sala de aula de disciplinas como matemática, química e física.

Segundo a diretora da Escola do Sesi de Campo Grande, Glaucia Campos, os alunos apresentaram o protótipo de uma cola especial, desenvolvida após pesquisa sobre as lagartixas e o método de aderência das patas delas às superfícies, além de uma série de comandos para robôs de Lego, criados com inspiração no mundo animal. "Combinar diversão com aprendizagem realmente faz toda diferença na vida dos nossos alunos. A tecnologia é essencial nos dias de hoje, principalmente, sendo bem utilizada no cotidiano escolar", analisou.

Ela explicou que as atividades foram desenvolvidas para a temporada Animal Allies (aliados animais, em português) proposta pela FLL (First Lego League). "Os alunos deveriam escolher um animal e estudar a fundo a relação dele com a natureza e com os seres humanos, identificando características e benefícios, para desenvolver um produto inspirado nessas características", explicou, completando que a equipe de Campo Grande optou pela lagartixa.

O estudante Edy Luiz de Oliveira Sanches, que é aluno da 1ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Campo Grande, elogiou o nível da competição. "Para mim, foi uma experiência inesquecível. Foi algo que marcou minha vida, afinal eu não esperava que o evento fosse tão grande e com tanta gente. E o melhor de tudo é que eu fui graças ao Sesi. A robótica me marcou e eu pretendo continuar no ramo por muito tempo, pois quero continuar vivenciando momentos como esse", disse.

Para o estudante Miguel Costa Flores, aluno do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Campo Grande, a participação na competição superou todas as suas expectativas. "Eu penso que a competição foi muito divertida e nós adquirimos muito conhecimento. Mesmo não tendo conquistado os primeiros lugares, foi uma experiência única", avaliou.

A estudante Rebeca de Almeida Bernardes, aluna da 1ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Campo Grande, reforça que foi uma experiência incrível participar do festival. "Aprendi novas coisas, conheci novas culturas e jeitos diferentes de pensar, foi uma viagem de muita aprendizagem e também divertimento, pois, apesar de tudo, o que importa são as amizades e a participação amigável de nós e também dos outros oponentes", falou.