Congresso aprova crédito de R$ 702,5 mi para Fies
Vista do prédio do Congresso Nacional em Brasília / Foto: REUTERS/Adriano Machado

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira um crédito de 702,5 milhões de reais para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em votação simbólica, deputados e senadores deram sinal verde para que os recursos sejam destinados ao Fies.

A demora na deliberação sobre o crédito pelo Congresso levou o ministro da Educação, Mendonça Filho, a fazer um apelo no início do mês por sua aprovação. Na ocasião, Mendonça garantiu que o governo irá preservar todos os contratos relativos ao programa.

Na mesma época, o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), enviou carta ao presidente Michel Temer, sugerindo a edição de uma medida provisória para abrir crédito extraordinário para o Fies.

O montante destinado a Fies servirá para atender despesas com serviços prestados pelo Banco do Brasil (BBAS3.SA) e Caixa Econômica Federal, a título de administração da carteira de contratos de financiamento do fundo.

Cerca de 1,5 milhão de contratos deverão ser aditados neste segundo semestre, envolvendo um investimento da ordem de 8,6 bilhões de reais, já garantidos no orçamento do Ministério da Educação, afirmou o órgão.