Confira dicas para viajar de carro de forma segura
Além do GPS, leve sempre um mapa para garantir que o caminho indicado é o correto. / Foto: Circuito fora do eixo/creative commons

Com a aproximação dos feriados de fim de ano e das férias, viajar de carro pode ser uma boa opção para trajetos mais curtos.

Se a grana e o tempo disponível não permitem voar até o destino dos sonhos, o carro próprio ou alugado permite a flexibilidade de horários, custos e hospedagem em um roteiro mais próximo.

A revisão do carro antes da viagem e os cuidados com assessórios, bagagem e documentação tornam o trajeto ainda mais agradável e seguro.

Planejar a viagem com antecedência evita imprevistos. Além do GPS, leve sempre um mapa para garantir que o caminho indicado é o correto.

Com essas e outras dicas, o Ministério do Turismo disponibiliza a página Viaje Legal, na qual o turista pode obter dicas valiosas para não ter dor de cabeça quando for viajar.

A ideia do guia é fornecer o maior número de informações para uma viagem segura seja ela de carro, avião, ônibus ou navio.

"No caso das viagens de carro, informamos sobre limite de velocidade, documentos importantes, multas, entre outras dicas úteis", informa Isabel Barnasque, diretora substituta do Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo.

Orientações

O tempo de descanso, preferencialmente à noite, faz parte da organização do roteiro. A viagem permite paradas para admirar os lugares mais bonitos ao longo do trajeto.

Para aproveitar melhor as paisagens e pausas no caminho, uma alternativa segura e econômica aos restaurantes de estrada e postos de combustível é levar comida de casa. Frutas e sanduíches são leves e mais saudáveis. Não esqueça de levar água.

Para quem não tem um roteiro definido, as opções são variadas. Muitas vezes, a paisagem durante o trajeto é tão bela quanto o destino final. A programação pode incluir paradas em locais turísticos como cachoeiras, praias ou monumentos históricos.

Se estiver sem muitas ideias de roteiro, é possível conferir algumas sugestões de destinos na página da Agência de Notícias do Turismo. Boa viagem!

 

Dicas