O Cabo Valdevino já trabalhou na unidade do Corpo de Bombeiros de Maracaju.

Com manobra de Heimlich, Cabo do Bombeiro salva vítima de engasgamento em Aquidauana

Na noite do domingo (29) o Cabo Valdrevino e o Sargento Magnaldo, encontravam-se em momento de lazer com suas famílias, em uma lanchonete localizada na Avenida Pantaneta na cidade de Aquidauana, quando se deparou com o senhor F.L.P (37), Técnico em Radiologia médica do Hospital Regional da cidade o qual apresentava sinais de asfixia.

O Cabo Valdevino identificou, imediatamente a obstrução das vias aéreas da vítima, por corpo estranho e, de forma rápida, técnica e precisa, iniciou a manobra de Heimlich, procedimento essencial para salvar vidas em situações de engasgamento e que consiste na realização de compressões para dentro e para cima (desenhando um J), a nível superior do abdômen, mais precisamente abaixo do esterno. A cada série de 5 compressões, a vítima é reavaliada. Não havendo desobstrução, nova série de compressões é iniciada, dando continuidade a essa sequência de procedimentos até o desengasgamento. O Sargento Toledo, mesmo se recuperando de fratura no punho, teve importante função no cenário apresentado, acalmando as pessoas presentes, inclusive, parentes da vítima, assegurando ao Cabo Valdevino a realização dos procedimentos sem intervenções externas que poderiam atrapalhar seu trabalho.

Valdevino já trabalhou na unidade do Corpo de Bombeiros aqui de Maracaju, por mais de dois, até pedir sua transferência para a cidade de Aquidauana.

A asfixia é uma causa comum de morte após engasgo com alimentos, a vítima tenta falar e a voz não sai, começa a ficar agitada e confusa, levando as mãos para a garganta. A pele pode mudar de cor, passando a ficar azulada o que indica baixa oxigenação do sangue. Provocada por uma súbita queda de oxigenação, pode levar à morte em poucos minutos, se não for solucionada rapidamente.

A atuação dos bombeiros militares foi decisiva para salvar a vida do cidadão que se engasgou com um pedaço de carne. Com suas ações, demonstraram o compromisso do bombeiro militar em ser pelo cidadão 25 horas por dia, sempre a postos para salvar.

A qualidade técnica do procedimento executado, revela o valor dos cursos realizados na corporação, bem como a importância das instruções de tropa pronta, cujos resultados são a excelência dos serviços prestados ao cidadão.

Com manobra de Heimlich, Cabo do Bombeiro salva vítima de engasgamento em Aquidauana