Brasil deve lançar seu primeiro satélite em março

Brasil deve lançar seu primeiro satélite em março
Atualmente, este tráfego de informações ocorre por meio de satélites de empresas de capital estrangeiro / Foto: Divulgação/Finep

Está prevista para o dia 21 de março o lançamento do primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) do Brasil.

O mecanismo tem como objetivo reforçar a segurança e a independência na comunicação estratégica dos segmentos de defesa do País.

Além disso, o projeto também pretende ampliar o acesso à internet banda larga, principalmente em lugares remotos em território nacional.

Atualmente, este tráfego de informações ocorre por meio de satélites de empresas de capital estrangeiro.

Construída pela empresa francesa Thales Alenia Space, em parceria com o governo brasileiro, a iniciativa foi desenvolvida pelos ministérios das Comunicações, da Ciência e da Defesa no ano de 2013 e recebeu o investimento de R$ 2 bilhões do governo federal.

Desse total, R$ 240 milhões foram financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Além de responsável pela construção, a empresa francesa também vai trabalhar auxiliando na transferência da tecnologia para o País, mas o Brasil já conta com 50 especialistas brasileiros que acompanharam o projeto e estão capacitados para operar o satélite.

O satélite está na Guiana Francesa, pronto para entrar em órbita, onde ficará estabelecido a 36 mil quilômetros de distância da superfície. Sua operação está prevista para começar no segundo semestre de 2017.